Osteossíntese ilíaca com braçadeira de náilon e cimento ósseo de polimetilmetacrilato - estudo experimental em cadáveres de cães
Abstract
As fraturas do corpo ilíaco geralmente decorrem de traumas de grande impacto. Estas levam a um déficit locomotor, e em casos específicos necessitam de correção cirúrgica. Dentre as vertentes terapêuticas disponíveis, a utilização de implantes é a mais vantajosa. Com esse trabalho, buscou-se desenvolver em cadáveres de cães, técnica de osteosíntese de fratura ilíaca com braçadeiras de náilon e cimento ósseo de polimetilmetacrilato (PMMA). Para tanto foram empregadas 16 hemipelvis de oito cadáveres de cães, que tiveram o corpo do ílio transversalmente submetido à osteotomia. A osteosíntese foi alcançada através da implantação de seis braçadeiras de náilon que foram distribuídas equitativamente entre os fragmentos ósseos, proporcionando o realinhamento ósseo e servindo de superfície de contato para fixação do biomaterial. A técnica desenvolvida em cadáveres se mostrou de fácil execução, eficaz no alinhamento e estabilização da fratura produzida,sugerindo-se assim, estudos “in vitro” para avaliar a resistência da imobilização e sua funcionalidade em cães com essaDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.