Alotriofagia - manifestação de transtorno obsessivo-compulsivo em um cão: relato de caso
Abstract
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) em cães e gatos é freqüentemente reconhecido pelo comportamento ritualístico e estereotipado, porém outras manifestações comportamentais são relacionadas. A alotriofagia, dentre estas, mostra-se a mais nociva para a saúde animal. O presente trabalho relata um caso de TOC caracterizado por alotriofagia em canino da raça Bull Terrier, macho, de 11 meses de idade, no qual foram encontrados 2,25 quilogramas de diversos utensílios domésticos compartimentalizados no estômago. A anamnese, com ênfase nos hábitos cotidianos do paciente e a exclusão de outros diagnósticos diferenciais possibilitam a conclusão diagnóstica de transtorno obsessivo-Compulsivo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.