Avaliação de endoparasitos em cães domiciliados, de abrigo e errantes na cidade de Aracaju - Sergipe
Abstract
O presente estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a ocorrência de endoparasitos em cães domiciliados, de abrigo de animais e recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses da cidade de Aracaju-SE. No período de Janeiro de 2007 a Janeiro de 2008 foram coletas amostras fecais de 150 animais, de raças, sexo e idade distintos, sendo 50 animais provenientes de cada localidade. Do total de animais estudados, 35,3% apresentavam-se parasitados por um ou mais gêneros, sendo encontrados Ancylostoma sp. (81,1%), Toxocara canis (15,1%), Taenia sp (7,5%); Isospora canis (1,9%); Dipilidium caninum (1,9%); e Giardia sp. (1,9%). Na avaliação isolada dos parasitos quanto à procedência dos animais, verificou-se que 10% dos cães domiciliados, 52% dos de abrigo e 44% dos errantes foram positivos ao exame parasitológico, sendo o Ancylostoma sp. e o Toxocara canis os mais frequentes parasitos nos três grupos estudados. Ambos os parasitos possuem elevado potencial zoonótico, portanto, a adoção de políticas de controle destas parasitoses nos cães das diversas procedências da cidade de Aracaju-SE, é de extrema importância para a saúde pública.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.