Avaliação das concentrações séricas dos minerais, proteínas, enzimas e urinálise em gatos domésticos com Doença do Trato Urinário Inferior
Abstract
Foram utilizados 8 gatos, de ambos os sexos, sem raça definida, de 2 a 4 anos, divididos em 2 grupos, com 4 machos e 4 fêmeas, submetidos inicialmente à dieta exclusiva de ração seca industrializada, considerada como responsável de causar Doença do Trato Urinário Inferior (DTUI). Após o desenvolvimento dos sintomas desta enfermidade utilizou-se a ração seca industrializada para controle da DTUI. Os animais foram avaliados através das concentrações séricas dos minerais, proteínas, enzimas e urinálise, mensalmente durante 6 meses. Nos resultados obtidos de acordo com a condição antes e depois da DTUI, os machos, apresentaram diferenças estatisticamente significativas para a creatinina, proteína total e pH urinário e as fêmeas, para o potássio, creatinina, proteína total, AST, magnésio, cálcio, uréia e pH urinário. Conclui-se que o uso da dieta terapêutica para DTUI teve influência nas concentrações séricas dos minerais, proteínas, enzimas, na sintomatologia dos animais, com o desaparecimento da disúria, hematúria, cristalúria e diminuição do pH urinário.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.