Parâmetros hematológicos em um canino com linfoma cutâneo submetido à terapêutica antineoplásica
Abstract
Neste trabalho objetivou-se avaliar os valores hematológicos de um canino submetido à terapêutica antineoplásica. O animal era da raça Terrier Brasileiro e apresentava nodulações em diferentes regiões do corpo. O exame histopatológico revelou ser um linfossarcoma cutâneo e a imunotipagem permitiu diferenciar as células envolvidas e concluir tratar-se de um linfossarcoma cutâneo de células T (CD3+), tipo Mycosis fungoide. O tratamento inicial foi efetuado com prednisona, ciclofosfamida e sulfato de vincristina, e posteriormente foi estabelecido um novo protocolo associando-se essas drogas com a L-asparaginase, doxorrubicina, metotrexato e clorambucil. O animal apresentou diminuição significativa dos nódulos cutâneos após o uso do primeiro protocolo, sendo observada recidiva dos nódulos depois de três semanas. Com o segundo protocolo foi observada regressão significativa dos nódulos cutâneos, mas o animal apresentou anemia macrocítica normocrômica e leucocitose. Os achados permitem concluir que o linfoma canino é uma neoplasia que pode acarretar alterações hematológicas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.