Uso da reação em cadeia da polimerase na detecção da papilomatose bovina no Estado de Pernambuco
Abstract
A papilomatose bovina é uma enfermidade complexa que representa entrave produtivo e econômico à pecuária mundial. O papilomavirus bovino tipo 2 (BPV-2) é um DNA vírus epiteliotrópico que, possivelmente, está associado a lesões benignas de pele e malignas de bexiga. Este trabalho foi conduzido com o objetivo de identificar a presença do BPV 2 em amostras de verrugas cutâneas de bovinos através da Reação em Cadeia pela Polimerase. Utilizando-se os “primers” específicos para BPV-2 obteve-se uma positividade em 32 das 40 amostras avaliadas (80%). De acordo com os resultados supracitados, pode-se concluir que a presença da BPV no Estado de Pernambuco está em concordância com os achados mundiais, destacando-se a importância da genotipagem no controle da infecção e, conseqüentemente, na adoção de medida específica.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.