Avaliação do exame microbiológico, California Mastitis Test e Somaticell® no diagnóstico da mastite subclínica em bovinos leiteiros
Abstract
Objetivou-se analisar a sensibilidade, especificidade e concordância entre o California Mastitis Test (C.M.T.), o exame microbiológico e o Somaticell® no diagnóstico da mastite subclínica de vacas leiteiras. As amostras (n = 308) foram simultaneamente avaliadas nos três testes e das amostras analisadas 65,6% apresentaram reação ao CMT (escores +, ++, +++), sendo que o maior percentual (38,3%) obtido foi para o escore +++ e o segundo (34,4%) correspondeu aos casos negativos. No exame microbiológico do leite obteve-se uma positividade de 74,4%, isolando-se, como agentes mais freqüentes, o Staphylococcus spp (69,9%), Streptococcus spp (11,0%) e Corynebacterium spp (9,6%). No Somaticell® verificou-se que 62,7% das amostras apresentaram reação positiva e que 37,3% delas evidenciaram resultado negativo. Os resultados permitem concluir que o Somaticell® é um método rápido e prático, e apresenta resultados satisfatórios na detecção de amostras positivas ao exame microbiológico, podendo ser recomendado como teste de triagem para o diagnóstico de casos individuais de mastite subclínica.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.