Alterações estruturais hepáticas e esplênicas em cães (Canis familiaris, Linnaeus, 1758) naturalmente infectados por Leishmania (Leishmania) chagasi (Cunha e Chagas, 1937)
Abstract
O objetivo deste estudo foi descrever as alterações estruturais no fígado e baço de cães naturalmente infectados por Leishmania (Leishmania) chagasi provenientes da Região Metropolitana do Recife, Nordeste do Brasil. Amostras de tecido do fígado e baço de 21 cães naturalmente infectados por Leishmania (Leishmania) chagasi foram acondicionadas em solução de formalina tamponada à 10%, cortadas com espessura de 4 µm, sendo as lâminas coradas pela técnica de hematoxilina e eosina (HE). Na avaliação histopatológica foi evidenciado infiltrado linfoplasmocitário e esteatose em 76% e 80%, respectivamente, das amostras de tecido hepático. Por outro lado, uma reação inflamatória crônica e hipertrofia do Sistema Fagocítico Mononuclear foi encontrada em 57% de ambos os tecidos analisados, assim como distúrbios circulatórios foram observados em 86% dessas amostras. Contudo, formas amastigotas de Leishmania sp foram visualizadas em 28% (06/21) dos cortes histológicos do tecido esplênico. Em conclusão, as alterações estruturais do fígado e do baço são diretamente determinadas pela resposta imune e pela presença do parasito.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.