Tumor venéreo transmissível em um canino com acometimento de pele
Abstract
O tumor venéreo transmissível (TVT) é uma neoplasia de células redondas que acomete, predominantemente, a mucosa genital externa de cães. A transmissão ocorre através da implantação de células tumorais durante o contato sexual, brigas e interações entre animais portadores e susceptíveis. Metástases raramente ocorrem. O diagnóstico se baseia na história e exame clínico do animal e é confirmado pela citologia. O tratamento de eleição para o TVT é a quimioterapia utilizando o sulfato de vincristina. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso incomum de TVT, com acometimento na vagina e pele e com provável metástase no baço, em uma cadela da raça Poodle. Após o início do tratamento com quimioterapia foi verificado resultado satisfatório já na primeira aplicação e na quarta sessão observou-se a resolução clínica total dos nódulos de pele e vagina.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.