Freqüência de insetos-praga em alimento industrializado para cães comercializado na cidade de Recife-PE
Abstract
Várias espécies de insetos-praga são caracterizadas por iniciar ou agravar o processo de deterioração do alimento industrializado para cães. Entretanto, relatos destes insetos nestes alimentos são raros, principalmente na Região Nordeste. Teve-se objetivo de verificar a freqüência de insetos-praga em alimento industrializado para cães. Foram coletadas 240 amostras de alimento industrializado para cães comercializado em diferentes locais na cidade de Recife. O material foi analisado em duplicata quanto à presença de espécies de insetos-praga. Os resultados mostraram que 41,46% (199/480) das amostras apresentaram insetos-praga das espécies Lasioderma serricorne, Rhyzopertha dominica, Oryzaephilus surinamensis e Tribolium castaneum. As amostras provenientes dos produtos abertos (a granel) apresentaram-se mais infestadas que as oriundas dos alimentos comercializados em embalagem fechada. Foi observada diferença estatisticamente significativa (p<0,05) entre o número de insetos e o tipo de embalagem. Os resultados evidenciaram que os alimentos industrializados para cães necessitam de cuidados relativos à embalagem e rotatividade no ponto de venda para prevenir ou diminuir a ação destrutiva dos insetos-praga de forma a preservar a qualidade nutricional destes alimentos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.