Fisiopatologia do trauma e da compressão à medula espinhal de cães e gatos
Abstract
O trauma medular é uma das entidades neurológicas mais freqüentes e mais graves na prática clínica por produzir lesões que podem levar a conseqüências irreversíveis à saúde do animal. A lesão à medula espinhal pode ser aguda ou crônica iniciando uma seqüência de eventos vasculares, bioquímicos e inflamatórios, que resultam no desenvolvimento de lesões teciduais secundárias, levando à destruição progressiva do tecido neuronal. A lesão aguda pode resultar de extrusão de disco intervertebral, êmbolo fibrocartilaginoso ou traumatismo vertebral, e pode provocar interrupção anatômica, compressão, concussão e/ou isquemia à medula espinhal. A lesão medular crônica pode vir acompanhada de compressão progressiva da medula espinhal e provir de protrusão de disco, neoplasias e instabilidade vertebral.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.