Utilização de coliformes termotolerantes como indicadores higiênico-sanitários de queijo Prato comercializado em supermercados e feiras livres de Recife-PE
Abstract
Ojetivou-se avaliar amostras de queijo Prato fatiado, comercializado em supermercados e quiosques de feiras livres do bairro de Casa Amarela, na Cidade do Recife – PE, através de análises de coliformes termotolerantes. As amostras foram colhidas semanalmente de cinco supermercados e cinco feiras livres durante três meses. A presença de coliformes termotolerantes e Escherichia coli (E. coli) foram avaliadas pela técnica do Número Mais Provável (NMP). Das 40 amostras avaliadas, 30 (75,0%) apresentaram valores menores que 1000 NMP/g, caracterizadas como produtos em condições higiênicas satisfatórias, e 10 (25,0%) encontravam-se fora dos padrões legais exigidos para o consumo humano. Foi detectada E. coli em 21 (52,5%) das amostras analisadas. Os resultados evidenciam que uma elevada porcentagem de queijo Prato fatiado é comercializada em condições higiênico-sanitárias insatisfatórias para consumo, representando risco à saúde do consumidor.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.