Mastite subclínica bubalina por Aspergillus fumigatus
Abstract
Objetivou-se relatar a ocorrência de mastite subclínica num bubalino de um estudo realizado com 548 amostras de leite procedentes de 137 búfalas das raças Murrah e Mediterrâneo pertencentes a sete propriedades leiteiras, localizadas nos Municípios de Jaú, Botucatu e Sorocaba, Estado de São Paulo. Os animais do estudo foram submetidos ao exame clínico da glândula mamária pela inspeção e ao diagnóstico da mastite clínica pela prova da Caneca Telada e subclínica pelo “California Mastitis Test¨ (CMT). As amostras de leite foram encaminhadas ao laboratório para estudos microbiológicos e, paralelamente, e teste de ¨Whiteside¨ modificado (WSM). Os agentes isolados foram identificados pelas características morfológicas de suas colônias e microcultivos corados com azul de algodão. Do total de amostras examinadas, isolaram-se duas amostras fúngicas puras representando 2,86% do total de microorganismos isolados, correspondendo a dois quartos mamários em um mesmo animal, classificados como pertencentes à espécie Aspergillus fumigatus. O animal em questão apresentou reação de ++ ao CMT em ambos os quartos acometidos e reação negativa ao WSM. Deste modo, conclui-se que o Aspergillus fumigatus participa de maneira discreta como agente determinante da mastite subclínica bubalina, entretanto, reveste-se de importância porque os animais acometidos podem atuar como reservatórios em potencial e, principalmente, gerar a possibilidade de infecção humana.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.