Cana-de-açucar no tratamento de feridas cutâneas por segunda ou terceira intenção
Abstract
Resumo Neste estudo avaliou-se o uso tópico do biopolímero extraído da cana-de-açúcar em feridas cutâneas infectadas naturalmente. Utilizaram-se 16 animais domésticos, sendo oito da espécie canina, seis da felina, um da eqüina e um da bovina. Os pacientes apresentavam perdas cutâneas e foram encaminhados ao tratamento cicatricial por segunda ou terceira intenção. As análises bacteriológicas indicaram presença de Bacillus sp (6,25%), Proteus mirabilis (12,5%), Streptococcus sp (12,5%), Escherichia coli (25%) e Staphylococcus sp (68,5%). Ao analisar clinicamente cada ferida durante o tratamento com a película de cana-de-açúcar foi constatado que as mesmas cicatrizavam entre sete (para feridas tratadas por terceira intenção) a 15 dias (tratadas por segunda intenção), enquanto que o exame histopatológico realizado ao 7º dia evidenciou a presença de piócitos, fibroblastos, áreas necróticas e hemorrágicas, caracterizando o início do processo de cicatrização. Concluiu-se que a película do biopolímero de cana-de-açúcar é indicada no tratamento de feridas cutâneas infectadas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.