Infecção pelo dermatophilus congolensis em bovino no Estado de Pernambuco
Abstract
Objetivou-se com este trabalho relatar um caso clínico de dermatofilose na espécie bovina, ocorrido em uma propriedade de pecuária leiteira localizada na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Examinou-se uma fêmea bovina observando-se ao exame clínico uma dermatite exsudativa com formação de crostas que atingia toda a superfície corporal do animal, particularmente a cabeça, pescoço e região ventral. Coletaram-se amostras de crostas das regiões afetadas, que após serem maceradas em grau e pistilo, foram coradas em lâminas pelo método de Gram. O exame microscópico revelou a presença de formas filamentosas com típicas cadeias de zoósporos no seu interior confirmando o diagnóstico para dermatofilose. Faz-se necessário um detalhado estudo epidemiológico na região, dada a importância dos aspectos econômicos e de sanidade animal que envolve a dermatofilose em bovinos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.