Eficiência reprodutiva de vacas Nelore submetidas a diferentes manejos na Região Agreste do Estado do Rio Grande do Norte
Abstract
Objetivando avaliar diferentes estratégias de manejo reprodutivo para vacas Nelore na Região Agreste do Estado do Rio Grande do Norte, 945 vacas com cria ao pé, submetidas às mesmas condições de solo, clima e alimentação, foram distribuídas em três grupos experimentais. No G1, as fêmeas (n = 320) permaneceram durante o ano todo com touros, no G2 (n = 282) foram submetidas à estação de monta por um período de 120 dias e no G3 (n = 343) foram submetidos à estação de monta de 120 dias, com a utilização da inseminação artificial (IA) baseada em observação de cios, inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e repasse com touros. Os índices de prenhez obtidos foram 44,68% (G1), 64,89% (G2) e 80,5% (G3). Os resultados permitem concluir que a IA e a IATF são ferramentas que aumentam as taxas de prenhez.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.