Surtos com elevada mortalidade em Equinos no Estado de Pernambuco
Resumen
Surtos de enfermidades com alta mortalidade em equinos são raros no nordeste brasileiro, estando usualmente associados com processos tóxicos ou infecciosos. No presente trabalho são descritos os aspectos epidemiológicos, clínicopatológicos e laboratoriais de quatro surtos entre os anos de 2008 e 2011, nos quais os animais desenvolveram sinaisdigestivos (cólica, duodeno-jejunite), neurológicos (estupor, flacidez da cauda e disfagia) e em outros sistemas em menor ocorrência em quatro municípios da Zona-da-Mata pernambucana. Semelhantes condições ambientais e de manejo alimentar, especialmente sobre o volumoso foram observadas. Tratamento sintomático instituído foi ineficaz na maioriados casos. A análise global dos achados sugere o diagnóstico presuntivo de tóxi-infecção por Clostridium botulinum, mas outras bactérias do gênero podem estar envolvidas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-08-22
Cómo citar
Manso Filho, H. C. (2012). Surtos com elevada mortalidade em Equinos no Estado de Pernambuco. Medicina Veterinária, 6(2), 32–39. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/621
Número
Sección
Medicina Veterinária Preventiva
Licencia
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.