Desempenho reprodutivo de vacas leiteiras sem raça definida submetidas a diferentes protocolos de indução de estro
Resumen
Avaliou-se a eficiência de diferentes protocolos (CIDR, CIDR+GnRH e CIDR+eCG) sobre a indução do estro, prenhez e fertilidade de vacas leiteiras sem raça definida entre 45 e 60 dias de paridas. As vacas (n = 150) foram aleatoriamente distribuídas em quatro grupos. As do grupo CIDR (n = 45) receberam um dispositivo intravaginal com 1,9 g de progesterona durante 11 dias e uma injeção por via intramuscular (i.m.) contendo 4 mg de benzoato de estradiol. As do grupo CIDR+GnRH (n = 30) receberam o dispositivo e 500 µg de GnRH i.m. As do grupo CIDR+eCG (n = 30) receberam o dispositivo e 500 UI de eCG i.m. Nas fêmeas do grupo Controle (n = 45), o estro foi observado durante 30 dias. A ocorrência de estro no grupo tratado com CIDR foi maior do que a observada no grupo Controle (P < 0,05), não havendo diferença (P > 0,05) entre os demais grupos. Foi verificada uma menor taxa de prenhez (P < 0,05) no grupo tratado com CIDR+GnRH em relação ao grupo Controle, não havendo diferença (P > 0,05) entre os demais grupos. Quanto a fertilidade, não foi observada diferença (P > 0,05) entre os grupos. Os resultados permitem concluir que a utilização dos protocolos utilizados não é viável para aumentar o desempenho reprodutivo de fêmeas leiteiras entre o 45o e o 60o dia de prenhez.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-09-13
Cómo citar
Almeida Irmão, J. (2011). Desempenho reprodutivo de vacas leiteiras sem raça definida submetidas a diferentes protocolos de indução de estro. Medicina Veterinária, 2(1), 24–30. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/704
Número
Sección
Reprodução Animal
Licencia
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.