Parâmetros hematológicos de Rattus norvegicus obtidos através de método automatizado e não automatizado
Resumo
Foram realizadas contagens das variáveis hematológicas de 12 ratas Wistar, Rattus norvegicus var. albinus, pesando 170 ± 20 mg para investigação diagnóstica, utilizando-se para a determinação automatizada o analisador hematológico Sysmex XT- 1800i (Roche®) e para a metodologia não automatizada a câmara de Neubauer para a contagem total de eritrócitos e de leucócitos, com diluição em pipetas de Thomas. A determinação do hematócrito foi obtida utilizando-se uma centrífuga de microhematócrito, a concentração de hemoglobina foi determinada pelo método de cianometahemoglobina, e os índices hematimétricos foram calculados utilizando-se os resultados das variáveis do eritrograma. A contagem diferencial de leucócitos foi realizada em extensões de sangue sem anticoagulante, coradas com panótico rápido. Para a determinação do número de plaquetas foi utilizado o método de Fônio. A comparação estatística entre os métodos demonstrou que as variáveis estudadas não apresentaram diferenças significativas para eritrócitos, hematócrito, hemoglobina, VCM, HCM, CHCM, leucócitos, neutrófilos, eosinófilos, linfócitos, e monócitos, sendo os valores obtidos para as plaquetas o único que apresentou diferença significativa. A análise estatística permitiu concluir que o método automatizado para avaliação do hemograma de rato mostrou-se confiável e rápido. O método automatizado foi considerado o mais correto para plaquetas, de acordo com os resultados obtidos. Ainda para essa variável sugere-se uma comparação através de outras metodologias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
14-09-2011
Como Citar
Messias, J. (2011). Parâmetros hematológicos de Rattus norvegicus obtidos através de método automatizado e não automatizado. Medicina Veterinária, 3(2), 1–8. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/665
Edição
Seção
Clínica e cirurgia de pequenos animais
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.