Manteiga de garrafa enriquecida com ácidos graxos insaturados usando lipase em sistema livre de solvente orgânico
Resumo
Este trabalho teve como objetivo investigar o uso de uma lipase microbial para modificar as propriedades da “manteiga de garrafa” usada na culinária do Nordeste Brasileiro. Na reação de transesterificação foi usada uma lipase comercial de Cândida rugosa e os ácidos graxos oleico e linolênico foram utilizados para modificação da manteiga. Os resultados demonstraram que houve um aumento de 10% no conteúdo total de ácidos graxos insaturados com similar decréscimo no total de ácidos graxos saturados. Ácidos graxos como mirístico, láurico e palmítico, conhecidos como agentes causadores de doenças coronarianas, foram claramente substituídos pelos ácidos graxos, oleico e linolênico. Isto também demonstra que é possível modificar a composição dos ácidos graxos da “manteiga de garrafa” pelo método enzimático, usando sistemas livres de solventes orgânicos, para tornar o produto mais saudável à dieta humana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-09-2011
Como Citar
Maia, M. (2011). Manteiga de garrafa enriquecida com ácidos graxos insaturados usando lipase em sistema livre de solvente orgânico. Medicina Veterinária, 2(1), 31–34. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/705
Edição
Seção
Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.