Tétano pós-cirúrgico em canino
Resumo
Objetivou-se com este trabalho descrever um caso de tétano em um canino, sem raça definida, com histórico de ováriosalpingohisterectomia ocorrido há dez dias e que estava apresentando dificuldade de locomoção, tremores intermitentes e dificuldade para abrir a boca. Ao exame clínico observou-se alterações neurológicas, como tetania muscular, trismo mandibular e excitabilidade, além de febre e ferida cirúrgica cicatrizada, que ao serem associadas com o histórico foram compatíveis com um quadro de tétano. O tratamento foi realizado com diazepam, imunoglobulina antitetânica e antibioticoterapia e após 15 dias, o animal não apresentava sinais clínicos da afecção. O resultado obtido permite concluir que o diagnóstico e um tratamento adequado são definitivos para debelar a doença.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
12-09-2011
Como Citar
Santos, J. (2011). Tétano pós-cirúrgico em canino. Medicina Veterinária, 1(1), 66–69. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/726
Edição
Seção
Clínica e cirurgia de pequenos animais
Licença
- A Revista de Medicina Veterinária permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições, utilizando para tal a licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0.
- De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.