PASSAQUI: Contribuições de uma Abordagem Lúdica para a Formação Inicial de Professores de Química
Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Química, Material Didático.Resumo
O presente artigo aborda o desenvolvimento de um material didático em forma de revista de passatempos químicos produzido por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Vila Velha, durante a disciplina de Estágio Supervisionado. O trabalho teve como objetivo contribuir para a formação docente, bem como estimular a vivência em práticas pedagógicas inovadoras. A criação do Passaqui possibilitou aos futuros professores a reflexão sobre a necessidade de buscar novos meios que promovam uma aprendizagem mais contextualizada e próxima da realidade dos alunos; estimulou a criatividade e a superação de desafios, pois os licenciandos tiveram que planejar e produzir um material didático totalmente diferente do que estavam acostumados; possibilitou o uso de novas tecnologias, até então desconhecidas pelos discentes, que enfrentaram dificuldades ao manuseá-las; e inseriu os estudantes em aspectos da rotina docente, como planejamento e execução de atividades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Jesus, T. R. de, Custódio, R. S., & Comarú, M. W. (2017). PASSAQUI: Contribuições de uma Abordagem Lúdica para a Formação Inicial de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 66–73. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1299
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.