PASSAQUI: Contribuições de uma Abordagem Lúdica para a Formação Inicial de Professores de Química

Autores

  • Tatielle Rocha de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Rennan Siqueira Custódio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Michele Waltz Comarú Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Química, Material Didático.

Resumo

O presente artigo aborda o desenvolvimento de um material didático em forma de revista de passatempos químicos produzido por acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - campus Vila Velha, durante a disciplina de Estágio Supervisionado. O trabalho teve como objetivo contribuir para a formação docente, bem como estimular a vivência em práticas pedagógicas inovadoras. A criação do Passaqui possibilitou aos futuros professores a reflexão sobre a necessidade de buscar novos meios que promovam uma aprendizagem mais contextualizada e próxima da realidade dos alunos; estimulou a criatividade e a superação de desafios, pois os licenciandos tiveram que planejar e produzir um material didático totalmente diferente do que estavam acostumados; possibilitou o uso de novas tecnologias, até então desconhecidas pelos discentes, que enfrentaram dificuldades ao manuseá-las; e inseriu os estudantes em aspectos da rotina docente, como planejamento e execução de atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Jesus, T. R. de, Custódio, R. S., & Comarú, M. W. (2017). PASSAQUI: Contribuições de uma Abordagem Lúdica para a Formação Inicial de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 66–73. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1299

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.