Química & Arte: Explorando Caminhos Criativos em um Projeto com Estudantes de Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Criatividade, Educação em Ciências, Ensino de Química, Química e Arte, Ciência e Arte

Resumo

Estudos da área afimam que a forma como as ciências da natureza é apresentada aos estudantes, é, em geral, desinteressante a grande parte deles. Pensando a ciência como parte da cultura humana, e notando que a criatividade é inerente à pesquisa científica, entendemos que o ensino das ciências deve ser pensado de forma a resgatar a dimensão estética e criativa na escola. Nesse artigo, é feito um relato de experiência de um projeto proposto em uma disciplina de química a estudantes de ensino médio. Tal projeto procurou diminuir o distanciamento entre as ciências naturais e as humanidades, através de atividades que explorassem a criatividade dos estudantes, ao mesmo tempo que permitiam a apropriação de determinados conceitos da disciplina de química. Neste artigo analiso detalhes do planejamento da atividade, sua execução e os produtos elaborados pelos alunos. Ao final, são discutidos alguns caminhos possíveis para o ensino de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Barbosa de Moura, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ)

É professor efetivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) - campus Petrópolis, atuando no ensino básico e, eventualmente, na formação de professores.Temas de interesse: Ensino de Química, História e Filosofia das Ciências aplicadas ao Ensino, Abordagens Culturais da Ciência na Educação, Teoria de Currículo e Metodologia da Pesquisa em Ensino.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Moura, C. B. de. (2018). Química & Arte: Explorando Caminhos Criativos em um Projeto com Estudantes de Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 118–132. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1651

Edição

Seção

Dossiê - Ciência e Arte

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)