Química & Arte: Explorando Caminhos Criativos em um Projeto com Estudantes de Ensino Médio
Palavras-chave:
Criatividade, Educação em Ciências, Ensino de Química, Química e Arte, Ciência e ArteResumo
Estudos da área afimam que a forma como as ciências da natureza é apresentada aos estudantes, é, em geral, desinteressante a grande parte deles. Pensando a ciência como parte da cultura humana, e notando que a criatividade é inerente à pesquisa científica, entendemos que o ensino das ciências deve ser pensado de forma a resgatar a dimensão estética e criativa na escola. Nesse artigo, é feito um relato de experiência de um projeto proposto em uma disciplina de química a estudantes de ensino médio. Tal projeto procurou diminuir o distanciamento entre as ciências naturais e as humanidades, através de atividades que explorassem a criatividade dos estudantes, ao mesmo tempo que permitiam a apropriação de determinados conceitos da disciplina de química. Neste artigo analiso detalhes do planejamento da atividade, sua execução e os produtos elaborados pelos alunos. Ao final, são discutidos alguns caminhos possíveis para o ensino de química.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-09-24
Como Citar
Moura, C. B. de. (2018). Química & Arte: Explorando Caminhos Criativos em um Projeto com Estudantes de Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2 (esp), 118–132. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1651
Edição
Seção
Dossiê - Ciência e Arte
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.