Medicamentos: Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino Fundamental

Lorena Garces Silva, Viviani Epifanio Machado Ferreira, Crisna Daniela Krause Bierhalz

Resumo


No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, desenvolveu-se o projeto interdisciplinar com o propósito de discutir os perigos da medicação sem prescrição médica e seus efeitos no organismo, bem como relacionar os conteúdos de Ciências da Natureza a atuação dos fármacos no corpo humano. Por meio de uma abordagem qualitativa foram analisados os trabalhos dos estudantes entre 14 e 17 anos, de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da Campanha Gaúcha. Os resultados revelam que grande parte dos alunos desconhecem a ação dos medicamentos no organismo, bem como elucidam que a maioria já ingeriu medicamentos sem prescrição médica, sob a orientação de adultos. Diante dos resultados, constatou-se que a temática quando desenvolvida com metodologias ativas, potencializa a análise critica corroborando com uma aprendizagem significativa.


Palavras-chave


AUTOMEDICAÇÃO; PROJETO; INTERDISCIPLINARIEDADE

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