Medicamentos: Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino Fundamental

Autores

  • Lorena Garces Silva Universidade Federal do Pampa
  • Viviani Epifanio Machado Ferreira Universidade Federal do Pampa
  • Crisna Daniela Krause Bierhalz Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

AUTOMEDICAÇÃO, PROJETO, INTERDISCIPLINARIEDADE

Resumo

No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, desenvolveu-se o projeto interdisciplinar com o propósito de discutir os perigos da medicação sem prescrição médica e seus efeitos no organismo, bem como relacionar os conteúdos de Ciências da Natureza a atuação dos fármacos no corpo humano. Por meio de uma abordagem qualitativa foram analisados os trabalhos dos estudantes entre 14 e 17 anos, de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal da Campanha Gaúcha. Os resultados revelam que grande parte dos alunos desconhecem a ação dos medicamentos no organismo, bem como elucidam que a maioria já ingeriu medicamentos sem prescrição médica, sob a orientação de adultos. Diante dos resultados, constatou-se que a temática quando desenvolvida com metodologias ativas, potencializa a análise critica corroborando com uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Garces Silva, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência.

Viviani Epifanio Machado Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência.

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1997). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), em Administração e Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003) e em Administração Pública pela Faculdade Atlântico Sul (2005). Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Doutora em Educação, linha Formação de Professores na Pontífica Universidade Católica do RS (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Metodologias do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade docente, educação a distância, educação ambiental e educação do campo.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Garces Silva, L., Epifanio Machado Ferreira, V., & Krause Bierhalz, C. D. (2018). Medicamentos: Uma Abordagem Interdisciplinar para o Ensino Fundamental. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(2), 80–98. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1861

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)