Cosméticos: herói ou vilão? Uma proposta para o ensino de funções orgânicas a partir de uma perspectiva crítico-reflexiva

Autores

  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas
  • Silvana Bezerra Ferreira

Palavras-chave:

Conhecimento Científico, Estudantes, cosméticos

Resumo

O objetivo desse trabalho foi abordar os cosméticos no âmbito escolar, problematizando sua utilização e os conceitos científicos envolvidos nas suas formulações. Essa metodologia foi realizada com discentes do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Coari, denominada Instituto Bereano de Coari (Amazonas, Brasil). A atividade possibilitou um grande subsídio para o conhecimento em Química através da aplicação das bases teóricas em produtos comumente utilizados pelos estudantes. Os mesmos puderam refletir acerca do uso continuo e dos malefícios que podem ocasionar quando administrados de forma incorreta. Os discentes puderam associar o conteúdo com as classes e as propriedades químicas características das amostras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM),em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pelaUniversidade Federal do Amazonas. Atua nas áreas deQuímica de Produtos Naturais, principalmente relacionados a resíduos de frutas Amazônicas, óleos essenciais ecaracterização química de substâncias fenólicas. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão relacionadas aeducação em Química como projetos de intervenção com práticas experimentais e valorização de saberestradicionais

Silvana Bezerra Ferreira

Graduada em licenciatura em Ciências: Biologia e Química no Instituto de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas, Coari, Amazonas, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Yamaguchi, K. K. de L., & Ferreira, S. B. (2019). Cosméticos: herói ou vilão? Uma proposta para o ensino de funções orgânicas a partir de uma perspectiva crítico-reflexiva. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(2), 138–150. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2452

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)