Destruindo a estrela da morte: A utilização de um jogo de Star Wars no ensino de Química

Carolina Moura Santos, Hélio Da Silva Messeder Neto

Resumo


As atividades lúdicas representam um recurso que auxilia na aprendizagem de uma forma divertida, além de promover maior interação entre os estudantes e também com o professor. Como a popularidade dos filmes vêm crescendo cada vez mais, eles podem ser um bom tema para se trabalhar uma atividade lúdica. A saga Star Wars teve uma grande influência para o cinema e principalmente para os fãs, essa série de filmes vêm conquistando várias gerações há mais de 40 anos. Pensando nisso, esse trabalho tem como objetivo elaborar um jogo envolvendo o universo de Star Wars e os conteúdos de Química, assim como fazer uma análise dos seus resultados para o ensino de Química. Para isso, o jogo foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio do Colégio Módulo. A pesquisa é de natureza qualitativa e a análise de resultados foi feita a partir de textos produzidos pelos alunos e observação da pesquisadora. Os resultados indicaram que os jogos ajudam a melhorar a interação entre os alunos além de motivar os alunos a esclarecer suas dúvidas, porém não comprovou que os alunos tenham aprendido mais o conteúdo. Por fim, podemos perceber que o lúdico pode servir como um bom recurso para o ensino de Química, porém cabe ao professor explorar bem o conteúdo durante as atividades, além de fazer uma síntese ao final das mesmas, lembrando que a diversão não deve ser o objetivo e sim, a aprendizagem dos educandos.


Palavras-chave


Lúdico. Química. Star Wars

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Carolina Moura Santos, Hélio Da Silva Messeder Neto