Survival of the kingdoms: uma proposta de jogo teatral para o ensino de Química
Palavras-chave:
Ensino de Química, Jogos Didáticos, Action liveResumo
Pesquisas em ensino de química orientam que a diversidade na dinâmica dos recursos didáticos para a apresentação dos conteúdos favorece a construção do conhecimento com significado. E justifica tal afirmação no entendimento de que um maior nível de interação com o objeto pedagógico e/ou com seus pares propicia ao aluno se indagar, criar e socializar sentidos e assim construir o saber criticamente. Com esse objetivo propomos nesse trabalho o jogo didático Survival of the Kingdoms um jogo teatral da categoria action live, que permite ao aluno acessar um ambiente que lhe desafiará a criar, investigar, compartilhar saberes, construir e (re)construir conhecimentos, inquietados pelos desafios propostos e apoiados nas reflexões propiciadas por meio da socialização de entendimentos. O Survival of the Kingdoms foi criado por estudantes do curso de Licenciatura em Química e aplicado em uma escola da Rede Estadual no interior do Agreste Pernambucano, a fim de proporcionar aos alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio situações didáticas diferenciadas e estimulantes ao aprendizado. Sua jogabilidade consiste em uma perspectiva teatral construída a partir de um enredo medieval, tendo como temática alguns conteúdos de química organizados pelas temáticas: água, fogo, terra e ar, voltados a uma revisão dos conteúdos de química para o vestibular. Como principal resultado da validação do jogo didático observou-se uma maior interação, e engajamento de todos os alunos participantes na tentativa de superar os desafios, além da gradativa aprendizagem dos conteúdos abordados a partir de um processo de significação coletiva.Downloads
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