Survival of the kingdoms: uma proposta de jogo teatral para o ensino de Química

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Química, Jogos Didáticos, Action live

Resumo

Pesquisas em ensino de química orientam que a diversidade na dinâmica dos recursos didáticos para a apresentação dos conteúdos favorece a construção do conhecimento com significado. E justifica tal afirmação no entendimento de que um maior nível de interação com o objeto pedagógico e/ou com seus pares propicia ao aluno se indagar, criar e socializar sentidos e assim construir o saber criticamente. Com esse objetivo propomos nesse trabalho o jogo didático Survival of the Kingdoms um jogo teatral da categoria action live, que permite ao aluno acessar um ambiente que lhe desafiará a criar, investigar, compartilhar saberes, construir e (re)construir conhecimentos, inquietados pelos desafios propostos e apoiados nas reflexões propiciadas por meio da socialização de entendimentos. O Survival of the Kingdoms foi criado por estudantes do curso de Licenciatura em Química e aplicado em uma escola da Rede Estadual no interior do Agreste Pernambucano, a fim de proporcionar aos alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio situações didáticas diferenciadas e estimulantes ao aprendizado. Sua jogabilidade consiste em uma perspectiva teatral construída a partir de um enredo medieval, tendo como temática alguns conteúdos de química organizados pelas temáticas: água, fogo, terra e ar, voltados a uma revisão dos conteúdos de química para o vestibular. Como principal resultado da validação do jogo didático observou-se uma maior interação, e engajamento de todos os alunos participantes na tentativa de superar os desafios, além da gradativa aprendizagem dos conteúdos abordados a partir de um processo de significação coletiva.

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Biografia do Autor

Luís Henrique Raimundo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Estudante do Curso de Licenciatura em Química, 9º Período, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Escritor do Jornal de Química Inorgânica, projeto de extensão da UFPE. Participante do projeto ensino, pesquisa e extensão: "PRODUÇÃO DE ANTISSÉPTICOS PARA PROTEÇÃO NO COMBATE AO NOVO CORONAVÍRUS",visando o auxílio de combate a pandemia do COVID-19.

Jose Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Docente da Universidade Federal de Pernambuco.

Anna Carollinny da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Discente do curso de Química - Licenciatura da UFPE.

Maurício Mateus da Silva Tavares, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Discente do curso de Química - Licenciatura da UFPE.

Arthur Cristopher de Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Discente do curso de Química - Licenciatura da UFPE.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Raimundo, L. H., Anjos, J. A. L. dos, Silva, A. C. da, Tavares, M. M. da S., & Souza, A. C. de. (2021). Survival of the kingdoms: uma proposta de jogo teatral para o ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(1), 236–261. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3545

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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