O Jogo das Reações Orgânicas: Um Caminho para Reelaboração do Conhecimento a partir do Erro

Autores

  • Maria Rúbia Viana de Freitas Universidade Federal de Pernambuco
  • José Ayron Lira dos Anjos Universidade Federal de Pernambuco
  • Ricardo Lima Guimarães Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Erro, Jogo didático, Reações orgânicas.

Resumo

O uso de jogos didáticos em processos de ensino e aprendizagem tem se mostrado potencialmente interessante. Esta abordagem apresenta um viés problematizador, investigador e de detecção e possível superação do erro. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar as possibilidades do uso do jogo das reações orgânicas como uma ferramenta para se promover o ensino e a aprendizagem a partir do erro. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco e caracteriza-se como uma pesquisa exploratória. Os erros foram, a cada rodada, identificados e categorizados tendo como base o modelo de análise didática do erro (MADE), investigando-se a evolução das elaborações como respostas aos desafios propostos e da superação ou não das dificuldades dos alunos frente ao erro. Em face dos resultados obtidos, pudemos inferir que o ambiente livre de pressão, promovido pelo jogo, favorece a utilização do erro como um caminho para a reelaboração de conhecimentos químicos. Tal conclusão foi confirmada quando percebemos que os alunos trabalharam com seus próprios erros, rodada a rodada do jogo, buscando ressignificar seus entendimentos a partir de um saber fazer compreendido, caracterizando o ato de aprender como um processo em construção.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Freitas, M. R. V. de, Anjos, J. A. L. dos, & Guimarães, R. L. (2017). O Jogo das Reações Orgânicas: Um Caminho para Reelaboração do Conhecimento a partir do Erro. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 17–29. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1294

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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