Desenvolvimento sustentável na educação: uma revisão sistemática sobre o uso de indicadores ambientais em escolas do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24221/jeap.10.1.2025.7432.23-30

Palavras-chave:

Indicadores ambientais, escolas sustentáveis, desenvolvimento sustentável

Resumo

A crescente consciência sobre os desafios ambientais contemporâneos impulsiona a necessidade de ações pautadas na sustentabilidade e na Educação Ambiental (EA) no âmbito escolar, visando a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. A utilização de indicadores ambientais emerge como uma ferramenta essencial para avaliar e promover o desenvolvimento sustentável das instituições de ensino. O estudo objetivou identificar as diferentes abordagens relacionadas à utilização de indicadores ambientais nas escolas e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável escolar. Uma revisão sistemática da literatura seguiu as diretrizes do método PRISMA, com busca nas bases Web of Science, Scopus e periódicos nacionais, utilizando termos-chave relacionados ao estudo. Os resultados demonstraram que as publicações selecionadas abordam diversas áreas relacionadas à criação de indicadores ambientais escolares, como educação sustentável, políticas públicas, infraestrutura e desempenho educacional. A crescente preocupação com a implementação de indicadores ambientais nas escolas, ressaltando a importância da EA e da sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes foi evidenciada. Indicadores são ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável das instituições de ensino, auxiliando no processo de tomada de decisão e na implementação de práticas mais eficazes.

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Biografia do Autor

Armando Dias Duarte, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pernambuco, do Campus Agreste (CAA), mestre no programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (UFPE/CAA) e doutorado no programa de Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos (UFPE). Atualmente sou professor do curso de Engenharia de Produção. 

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Publicado

2025-02-10

Como Citar

Gomes, K. A., & Duarte, A. D. (2025). Desenvolvimento sustentável na educação: uma revisão sistemática sobre o uso de indicadores ambientais em escolas do ensino fundamental. Journal of Environmental Analysis and Progress, 10(1), 23–30. https://doi.org/10.24221/jeap.10.1.2025.7432.23-30