Professores de Ciência como Agentes Socioculturais e Políticos: A Articulação Valores Sociais e a Elaboração de Conteúdos Cordiais
Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação em Direitos Humanos, Razão Cordial.Resumo
O presente artigo teórico busca o estabelecimento de reflexões sobre a formação de professores de Ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos (EDH). Dessa forma, dividimos o nosso artigo em quatro seções. A primeira estabelece um diálogo com os sentidos existentes para cotidiano e contextualização e faz a defesa da EDH como um caminho possível para a formação de cidadãos. Em seguida trazemos a noção de Conteúdos cordiais, produto da pedagogização de conteúdos específicos a partir da relação entre a Educação em Ciências e a EDH. Em um terceiro momento apresentamos o modelo de “professor de Ciências como Agente sociocultural e político” como um caminho possível para pensar a formação de professores de ciências. Por fim, trazemos o exemplo da elaboração do curso de “Cultura Brasileira e questões étnico-raciais” na Universidade Federal do Tocantins.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Oliveira, R. D. V. L. de, & Queiroz, G. R. P. C. (2017). Professores de Ciência como Agentes Socioculturais e Políticos: A Articulação Valores Sociais e a Elaboração de Conteúdos Cordiais. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 14–31. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1312
Edição
Seção
Teoria em Foco
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.