A Utilização das TIC no Ensino de Química durante a Formação Inicial
Palavras-chave:
TIC, Ensino de Química, Formação Inicial.Resumo
Nos dias atuais o uso de tecnologias está muito presente, tanto no meio social quanto no cultural e o que se pode notar é uma inversão na produção do conhecimento. Hoje, as informações estão disponíveis para além dos muros das escolas e, muitas vezes, seu alcance transcende à formação do professor. Será que os docentes estão preparados para essa invasão de informações, de fora para dentro da escola? Eles conhecem e se utilizam das tecnologias de informação como recursos didáticos em suas aulas? Este trabalho investigou se graduandos do curso de licenciatura em Química de uma universidade pública se utilizam de recursos tecnológicos em suas aulas nos estágios curriculares obrigatórios, bem como se conhecem a WebQuest, uma abordagem didática com metodologia proposta por Bernie Dodge. Para isso, coletamos dados através de um questionário aplicado aos graduandos cursando a disciplina de Estágio Supervisionado de Regência. A análise dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), levantando a discussão sobre uma realidade bastante comum, em que os licenciandos apesar de entenderem a importância do uso das TIC em aulas de Química e saberem manipular muito dos dispositivos e aplicativos tecnológicos, não os utilizam em suas aulas do estágio de regência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Faraum Júnior, D. P., & Cirino, M. M. (2017). A Utilização das TIC no Ensino de Química durante a Formação Inicial. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 102–113. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1319
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.