Museus de Ciências e o Ensino de Química: Análise Sobre a Produção Acadêmica em Periódicos e Eventos
Palavras-chave:
Ensino de Química, Museus de Ciências, Produção Acadêmica.Resumo
O presente trabalho identifica e analisa a presença da Química e suas relações com o Ensino de Química nos Museus de Ciências a partir da produção em periódicos nacionais com Qualis A1 e A2 (1994-2015) e nas edições dos eventos Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ, no período compreendido entre 2006 a 2014, e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, de 1997 a 2015. Por meio de um levantamento bibliográfico foram analisados os trabalhos que abordavam questões relativas à comunicação da Química em espaços museais. Os resultados revelam a concentração de produção na região Sudeste; investigação da aprendizagem ocorrida nesses espaços; atividades experimentais interativas e os diversos conteúdos químicos abordados. Sinalizamos a carência de pesquisas e a necessidade de reflexão e problematização sobre a temática, contudo, os trabalhos analisados apresentam contribuições significativas dos museus para o Ensino de Química.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-31
Como Citar
Palmieri, L. J., & Silva, C. S. da. (2017). Museus de Ciências e o Ensino de Química: Análise Sobre a Produção Acadêmica em Periódicos e Eventos. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2), 70–92. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1785
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.