Museus de Ciências e o Ensino de Química: Análise Sobre a Produção Acadêmica em Periódicos e Eventos

Autores

  • Luciane Jatobá Palmieri Universidade Federal do Paraná
  • Camila Silveira da Silva Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Ensino de Química, Museus de Ciências, Produção Acadêmica.

Resumo

O presente trabalho identifica e analisa a presença da Química e suas relações com o Ensino de Química nos Museus de Ciências a partir da produção em periódicos nacionais com Qualis A1 e A2 (1994-2015) e nas edições dos eventos Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ, no período compreendido entre 2006 a 2014, e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC, de 1997 a 2015. Por meio de um levantamento bibliográfico foram analisados os trabalhos que abordavam questões relativas à comunicação da Química em espaços museais. Os resultados revelam a concentração de produção na região Sudeste; investigação da aprendizagem ocorrida nesses espaços; atividades experimentais interativas e os diversos conteúdos químicos abordados. Sinalizamos a carência de pesquisas e a necessidade de reflexão e problematização sobre a temática, contudo, os trabalhos analisados apresentam contribuições significativas dos museus para o Ensino de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Palmieri, L. J., & Silva, C. S. da. (2017). Museus de Ciências e o Ensino de Química: Análise Sobre a Produção Acadêmica em Periódicos e Eventos. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2), 70–92. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1785

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)