Limites e Avanços no Uso da Concepção Freiriana em Curso de Formação de Professores de Química da EJA
Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores de Química, Ensino de Química, Paulo Freire, Ludwik Fleck, EJAResumo
O texto sistematiza resultados de uma pesquisa-participante com professores de Química da EJA no Paraná. Organizada na perspectiva dialógico-problematizadora freireana, ela se estruturou em torno de um Curso de extensão universitária. Os registros das etapas de estudos e planejamento das aulas desses professores, e das discussões de (re)análise das aulas por eles desenvolvidas nas escolas, foram interpretados pela Análise Textual Discursiva, usando a epistemologia de Fleck e a pedagogia de Freire. Os resultados apontam significativos ganhos na formação sobre a atuação docente, especialmente pela metodologia empregada, evidenciando enorme relevância para a formação continuada/inicial. Durante o Curso, diversas situações apresentaram-se como possibilidades para promover “complicações” no “estilo de pensamento” do(s) modelo(s) pedagógico(s) mais utilizados na EJA, e/ou na forma de compreenderem o agir docente. Apesar de limites como os estruturais, organizacionais, conceituais e dialogais, identifica-se avanços como os dialógicos, possibilitando aos estudantes terem voz ativa na organização dos temas das aulas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Lambach, M., Marques, C. A., & Silva, A. F. G. da. (2021). Limites e Avanços no Uso da Concepção Freiriana em Curso de Formação de Professores de Química da EJA. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 65–81. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3364
Edição
Seção
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
Licença
Copyright (c) 2020 Marcelo Lambach, Carlos Alberto Marques, Antônio Fernando Gouvêa da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.