Das certezas às incertezas: contribuições do princípio da precaução para a educaçao científica
Palavras-chave:
Ciência precaucionária. Riscos. CTS.Resumo
Este trabalho propõe-se a discutir as potencialidades da mudança paradigmática da gestão de riscos no âmbito da educação científica, discutindo criticamente as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e usando um caso da Química como exemplo. A Ciência (Química) vem passando de certo modo e medida por tal mudança paradigmática na abordagem dos riscos: de uma postura de certeza positivista para a consciência de suas incertezas e controvérsias, de modo a repensar suas próprias ações, valores e conhecimentos. A partir de fundamentação teórica, ressalta-se o potencial do princípio da precaução como contribuinte à participação social ampla e democrática, podendo envolver relações intensas entre escola, universidade e comunidade. Já em relação à pesquisa empírica, apresenta-se o relato de uma atividade formativa para professores formadores de técnicos agrícolas elaborada tendo o princípio da precaução como eixo estruturante, cuja temática foi “uso de agrotóxicos nas atividades agrícolas”. Os resultados alcançados em tal atividade formativa, apesar de ser pontual e com pequena carga horária, foi capaz de evidenciar indícios de transformações no modo de pensar dos professores participantes sobre os riscos quanto ao uso desses produtos químicos nas lavouras e pastagens brasileiras, tanto aos trabalhadores que têm contato direto quanto aos consumidores que acessam indiretamente os agrotóxicos por meio da alimentação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Marcelino, L. V., Aoyama Barbosa Souza, L. C., & Marques, C. A. (2021). Das certezas às incertezas: contribuições do princípio da precaução para a educaçao científica. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 215–229. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2719
Edição
Seção
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Licença
Copyright (c) 2020 Leonardo Victor Marcelino, Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza, Carlos Alberto Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.