Evolução de Padrões Argumentativos Acerca de Modelos Atômicos: Uma Proposta Investigativa para o Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3887Palavras-chave:
Argumentação, Histórias em Quadrinhos, Ensino InvestigativoResumo
No presente artigo, buscamos pesquisar a utilização de uma proposta educacional investigativa, focando no uso de Histórias em Quadrinhos (HQ) em aulas de Química, analisando a compreensão discente de aspectos ligados a modelos atômicos nos anos finais do Ensino Fundamental, em um contexto escolar brasileiro. A HQ utilizada foi criada pelos próprios autores da pesquisa, procurando características que se adequassem ao planejamento das aulas e intervenções pedagógicas, bem como ao caráter lúdico deste recurso didático. Os dados obtidos, em um viés qualitativo de investigação, foram construídos por meio da observação das aulas e de materiais produzidos pelos estudantes e foram analisados à luz de referenciais relacionados com a produção argumentativa, utilizados em caráter de complementaridade no tocante às justificações e hipóteses levantadas pelos alunos. Em particular, pela estudante que representava nosso estudo de caso, e que permitiram evidenciar elementos de uma evolução argumentativa e conceitual relacionados com a proposta investigativa.Downloads
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