O Uso de Corantes Naturais por Algumas Comunidades Indígenas Brasileiras: Uma Possibilidade para o Ensino de Química Articulado com a Lei 11. 645/2008

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Autores

  • Vânia Costa Ferreira Vanuchi Escola Publica.
  • Mara Elisa Fortes Braibante Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v7i2.4207

Palavras-chave:

Corantes Naturais, Cultura Indígena, Lei 11.645/08, Ensino de Química

Resumo

Recentemente, por meio da legislação 11.645 de 2008, a temática indígena começou a ser considerada objeto de estudo na educação básica. Desde então, tem se pensado em possibilidades de incluir a temática em sala de aula e sobre como realizar essa abordagem. Por essa razão, este trabalho tem como objetivo promover a inclusão da temática indígena em sala de aula, por meio do ensino e aprendizagem de Química orgânica, contextualizando a extração e utilização dos corantes naturais de urucum, mogno, jenipapo, açafrão e pau-brasil, por algumas comunidades indígenas brasileiras, com o conhecimento científico. Para realizar essa abordagem, desenvolveu-se, com estudantes da terceira série do Ensino Médio, uma oficina temática intitulada “A Química dos corantes naturais utilizados por comunidades indígenas brasileiras”. O desenvolvimento dessa oficina oportunizou a aquisição de conhecimentos químicos, sociais e culturais, por meio de exposições, investigações, discussões e reflexões sobre os povos indígenas do Brasil e discutiu-se importância da lei 11.645/08 para o reconhecimento e a valorização histórico-cultural dos povos indígenas, do estudo e entendimento da química envolvida nos corantes naturais e sua utilização por algumas comunidades indígenas brasileiras. Por fim, este artigo apresenta um aporte teórico a respeito da química dos corantes naturais de urucum, açafrão, jenipapo, mogno e pau-Brasil, bem como sua utilização por algumas comunidades indígenas brasileiras, descreve a metodologia e os resultados da oficina temática aplicada e sugere algumas atividades didáticas para auxiliar os (as) docentes de química na inserção da temática em sala de aula.

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Biografia do Autor

Mara Elisa Fortes Braibante, Universidade Federal de Santa Maria

ossui graduação em Quimica Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1984), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é professor titular no Departamento da Universidade Federal de Santa Maria . Foi coordenadora substituta e coordenadora do Curso de Química Licenciatura da UFSM (2001-2009 ) Coordenadora do PIBID-Química-UFSM desde 2009.Desenvolveu pesquisa na área de Química Orgânica, na Síntese e reatividade de enamino compostos, utilizando metodologias de suporte sólido, K-10, microondas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química,produção de material didático,utilização de temáticas como forma de contextualizar o ensino de Química.

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Publicado

2021-12-26

Como Citar

Costa Ferreira Vanuchi, V., & Fortes Braibante, M. E. (2021). O Uso de Corantes Naturais por Algumas Comunidades Indígenas Brasileiras: Uma Possibilidade para o Ensino de Química Articulado com a Lei 11. 645/2008: . Revista Debates Em Ensino De Química, 7(2), 54–74. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i2.4207