A Abordagem dos Conceitos de Elemento Químico E Substância no Ensino de Ciências: Um Olhar para a Revista Experiências no Ensino de Ciências

Autores

  • Camila Carolina Colpo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Judite Scherer Wenzel Universidade Federal da Fronteira Sul

Palavras-chave:

Ensino de Química, Conceitos Estruturantes, Pensamento Químico, Significação Conceitual

Resumo

O presente trabalho tem como temática a abordagem dos conceitos de elemento químico e substância junto ao Ensino de Ciências. Justificamos a escolha desses conceitos porque eles são estruturantes do pensamento científico, mais especificamente, do pensamento químico. Objetivamos identificar as finalidades da abordagem desses conceitos e para tanto realizamos uma pesquisa bibliográfica nos relatos publicados em todos os volumes da Revista Experiências no Ensino de Ciências (EENCI), de 2006 a setembro de 2021, que correspondem à 51 números publicados. Foram selecionados quatro relatos, os quais foram analisados via Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade do uso da linguagem específica da química no que se refere ao uso adequado desses conceitos para que eles sejam aprendidos pelos estudantes. Ainda, foi possível evidenciar, a importância do uso de diferentes recursos para o ensino tendo em vista a necessidade de apropriação desses conceitos químicos e a sua posterior significação.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

Colpo, C. C., & Wenzel, J. S. (2022). A Abordagem dos Conceitos de Elemento Químico E Substância no Ensino de Ciências: Um Olhar para a Revista Experiências no Ensino de Ciências. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(2), 20–30. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4829