UM ESTUDO SOBRE O DESIGN THINKING E AS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO A ESTA METODOLOGIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA.
Palavras-chave:
Formação continuada, Design Thinking, EducaçãoResumo
Tendo em consideração que a formação continuada é um veículo pelo qual os professores podem se aperfeiçoar em sua prática docente, e que este recurso pode influenciar de maneira positiva e negativa nas práticas educativas voltadas para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem, este artigo tem como objetivo realizar uma pesquisa respaldando a formação continuada e buscando compreender quais os conhecimentos dos professores a respeito do Design Thinking em educação. Dessa forma, este estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa de campo de abordagem mista. E os resultados aqui apresentados se mostraram favoráveis diante daquilo que nos propusemos a investigar.Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto
Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
BORGES, M. C. AQUINO, O.F. PUENTES, R.V. Formação de professores no Brasil:
história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line. V. 11 N. 42: JUN.
.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho nacional de Educação. Resolução nº 2, de
de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível
superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos
de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996
FRATIN. R. L. Design Thinking aplicado a educação. Universidade Presbiteriana
Mackenzi. São Paulo, 2016.
FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática docente. São
Paulo: Paz e Terra. 1996.
IDEO. DESIGN THINKING PARA BIBLIOTECAS. 1 ed. 2017.
PARANHOS, R. et al. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, Porto Alegre,
ano 18, no 42, mai/ago 2016, p. 384-411 disponível em:
https://www.scielo.br/pdf/soc/v18n42/1517-4522-soc-18-42-00384.pdf. Acesso: 29 out
ROSSI, F. HUNGER, D. Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz
das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília,
v. 101, n. 258, p. 313-336, maio/ago. 2020.
SCHOOL MANAGENET. Disponivel em:
https://www.schoolmanagementplus.com/creatorzone/nicholas-mckie/kiran-bir-sethidesign-thinking-in-education/. Acesso em 29 de out 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jessica Nayane Marques Matias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR