UM ESTUDO SOBRE O DESIGN THINKING E AS PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO QUANTO A ESTA METODOLOGIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA.
Palabras clave:
Formação continuada, Design Thinking, EducaçãoResumen
Tendo em consideração que a formação continuada é um veículo pelo qual os professores podem se aperfeiçoar em sua prática docente, e que este recurso pode influenciar de maneira positiva e negativa nas práticas educativas voltadas para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem, este artigo tem como objetivo realizar uma pesquisa respaldando a formação continuada e buscando compreender quais os conhecimentos dos professores a respeito do Design Thinking em educação. Dessa forma, este estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa de campo de abordagem mista. E os resultados aqui apresentados se mostraram favoráveis diante daquilo que nos propusemos a investigar.Descargas
Citas
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução: Carlos Alberto
Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005
BORGES, M. C. AQUINO, O.F. PUENTES, R.V. Formação de professores no Brasil:
história, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line. V. 11 N. 42: JUN.
.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho nacional de Educação. Resolução nº 2, de
de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível
superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos
de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996
FRATIN. R. L. Design Thinking aplicado a educação. Universidade Presbiteriana
Mackenzi. São Paulo, 2016.
FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática docente. São
Paulo: Paz e Terra. 1996.
IDEO. DESIGN THINKING PARA BIBLIOTECAS. 1 ed. 2017.
PARANHOS, R. et al. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, Porto Alegre,
ano 18, no 42, mai/ago 2016, p. 384-411 disponível em:
https://www.scielo.br/pdf/soc/v18n42/1517-4522-soc-18-42-00384.pdf. Acesso: 29 out
ROSSI, F. HUNGER, D. Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz
das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília,
v. 101, n. 258, p. 313-336, maio/ago. 2020.
SCHOOL MANAGENET. Disponivel em:
https://www.schoolmanagementplus.com/creatorzone/nicholas-mckie/kiran-bir-sethidesign-thinking-in-education/. Acesso em 29 de out 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jessica Nayane Marques Matias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR