UM BREVE PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA REDE MUNICIPAL NO AGRESTE DE PERNAMBUC

Autores

  • Luciete da Silva Sousa Universidade Federal do Agreste de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-7208-802X
  • Maria das Graças de Lima Souza Filha Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
  • Maria José Gomes Cavalcante Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Palavras-chave:

EJA. Ensino Fundamental. Prática docente.

Resumo

Este trabalho versa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e traz algumas reflexões sobre o funcionamento desta modalidade de ensino em uma Rede Municipal. Desse modo, o objetivo deste estudo é o de investigar e traçar, a partir do olhar docente, o cenário da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Jurema – PE. No que se refere a metodologia, esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa (GODOY, 1995) e quantitativa (FONSECA, 2002). A coleta de dados ocorreu através de um questionário semiestruturado (MARCONI; LAKATOS, 2010) aplicado, de forma on-line, a quinze professores da rede. Os profissionais pesquisados atuam em turmas da EJA do ensino fundamental dos anos iniciais e finais e pertencem ao quadro docente de duas escolas municipais lócus da pesquisa. As escolas em questão são únicas instituições da cidade que oferecem a Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Fundamental, possuem a modalidade regular e EJA nos turnos vespertino e noturno, atendendo alunos com condições socioeconômicas baixas e oriundos da zona urbana e rural do município. Os resultados da pesquisa apontam para as dificuldades enfrentadas pelos docentes da Rede como questões ligadas a prática pedagógica, a evasão escolar, a falta de materiais específicos e a ausência de formação continuada para a modalidade da EJA.

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Biografia do Autor

Luciete da Silva Sousa, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

 Cursa Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). É bolsista do Programa de Residência Pedagógica - PRP (2022-2023). Monitora das disciplinas de Fundamentos e Metodologias no Ensino de Ciências I e Estágio Supervisionado I - Educação Infantil (2022). É membro do Grupo de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação em Paulo Freire (GPEEIPF) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Emancipadora (NIEPEE). É Membro discente do Colegiado de Coordenação Didática (CCD) do curso de Pedagogia. Foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020 - 2021), desenvolvendo atividades na área de Alfabetização e Letramento no subprojeto do Núcleo de Pedagogia/UFAPE. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC (2021 - 2022) desenvolvendo pesquisa na perspectiva da formação docente em Paulo Freire no projeto de pesquisa "Memória e acesso à vida, obra e legado de Paulo Freire: estudos contemporâneos". Foi membro dos projetos de Extensão "A Secom/UFAPE como ponte entre a universidade e a sociedade" (2020-2021) e do "Grupo de estudos e pesquisas em Paulo Freire: rumo ao centenário do educador" (2021). Foi monitora das disciplinas de Prática Educacional, Pesquisa e Extensão V.

Maria das Graças de Lima Souza Filha, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Cursa Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Atualmente atua na área de Educação Especial.

Maria José Gomes Cavalcante, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Possui formação profissional em Pedagogia (UFPE), Especialização em Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos (UFPE) , Mestrado e Doutorado em Educação (UFPE).Tem experiência como professora do Ensino Fundamental (anos iniciais) e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como coordenadora pedagógica e como técnico de ensino. É professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) desenvolve pesquisas no campo da EJA, Educação Matemática e Linguagem.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

da Silva Sousa, L., de Lima Souza Filha, M. das G. ., & Gomes Cavalcante, M. J. (2023). UM BREVE PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA REDE MUNICIPAL NO AGRESTE DE PERNAMBUC. Educação E (Trans)formação, 1(1), 61–75. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/5315

Edição

Seção

Artigos