UM BREVE PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA REDE MUNICIPAL NO AGRESTE DE PERNAMBUC
Palavras-chave:
EJA. Ensino Fundamental. Prática docente.Resumo
Este trabalho versa sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e traz algumas reflexões sobre o funcionamento desta modalidade de ensino em uma Rede Municipal. Desse modo, o objetivo deste estudo é o de investigar e traçar, a partir do olhar docente, o cenário da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Jurema – PE. No que se refere a metodologia, esta pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa (GODOY, 1995) e quantitativa (FONSECA, 2002). A coleta de dados ocorreu através de um questionário semiestruturado (MARCONI; LAKATOS, 2010) aplicado, de forma on-line, a quinze professores da rede. Os profissionais pesquisados atuam em turmas da EJA do ensino fundamental dos anos iniciais e finais e pertencem ao quadro docente de duas escolas municipais lócus da pesquisa. As escolas em questão são únicas instituições da cidade que oferecem a Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Fundamental, possuem a modalidade regular e EJA nos turnos vespertino e noturno, atendendo alunos com condições socioeconômicas baixas e oriundos da zona urbana e rural do município. Os resultados da pesquisa apontam para as dificuldades enfrentadas pelos docentes da Rede como questões ligadas a prática pedagógica, a evasão escolar, a falta de materiais específicos e a ausência de formação continuada para a modalidade da EJA.Downloads
Referências
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