Relações entre trabalho, educação escolar e função docente: algumas considerações

Autores

Palavras-chave:

trabalho, educação escolar, docência

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar breves reflexões a respeito da função docente, partindo do pressuposto do trabalho como base fundamental para desenvolvimento humano, emergindo dele a educação, como meio de passar de geração em geração o conhecimento acumulado. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Leontiev (1978), Lukács (2009), Marsiglia e Martins (2018), Rossi et al. (2020), Saviani (2007) e Saviani (2012). A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica para refletir sobre a função docente e abordar desde a origem do trabalho como base fundamental até o papel da educação escolar na atualidade. As leituras vislumbram um percurso que se inicia com a importância do trabalho como base fundamental do desenvolvimento humano, observando que foi em decorrência das necessidades das pessoas que as técnicas e as estratégias de trabalho foram se desenvolvendo e aperfeiçoando, vendo a necessidade de se transferir de geração em geração os conhecimentos adquiridos, o que deu origem a educação e mais tarde a educação escolar. Percebe-se que na atualidade, devido as preocupações didáticas impostas aos docentes, eles não têm conseguido transmitir o máximo de conhecimento possível ao aluno, sendo que os mesmos se perdem em meio a organização atual da educação e currículos vazios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Fernanda Moreira Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Faculdade de Educação (FAED). Graduada em Ciências Sociais e Pedagogia pela UFMS Campus de Naviraí (CPNV). Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

Referências

LEONTIEV, Alexis. O homem e a Cultura. In: LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978, p. 261-284. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=10315. Acesso em: 13 de abril de 2021

LUKÁCS, Georg. As Bases Ontológicas do Pensamento e da Atividades do Homem. 2009. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/bases_ontologicas_pensamento_atividade_homem_lukacs.pdf. Acesso em: 22 de março de 2021.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Lígia Márcia. A natureza contraditória da educação escolar: tensão histórica entre humanização e alienação. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1697-1710, out./dez., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10265. Acesso em: 20 de abril de 2021.

ROSSI, Rafael; ROSSI, Aline Cristina Santana; ASSUMPÇÂO, Mariana de Cássia. A objetividade da ciência, a grande arte e a filosofia na educação escolar. 2020. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.26, ns.51 e 52, p.140-158, jan./dez. 2020. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/intm/article/view/12593. Acesso em: 08 de junho de 2021.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 de junho de 2021.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas, SP: Autores associados, ed. 42, 2012.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Como Citar

Dias, Érica F. M., & Peres Gonçalves, J. (2023). Relações entre trabalho, educação escolar e função docente: algumas considerações. Educação E (Trans)formação, 1(1), 76–88. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/5416

Edição

Seção

Artigos