Relações entre trabalho, educação escolar e função docente: algumas considerações
Keywords:
trabalho, educação escolar, docênciaAbstract
Este trabalho tem por objetivo realizar breves reflexões a respeito da função docente, partindo do pressuposto do trabalho como base fundamental para desenvolvimento humano, emergindo dele a educação, como meio de passar de geração em geração o conhecimento acumulado. O referencial teórico baseia-se nos estudos de Leontiev (1978), Lukács (2009), Marsiglia e Martins (2018), Rossi et al. (2020), Saviani (2007) e Saviani (2012). A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica para refletir sobre a função docente e abordar desde a origem do trabalho como base fundamental até o papel da educação escolar na atualidade. As leituras vislumbram um percurso que se inicia com a importância do trabalho como base fundamental do desenvolvimento humano, observando que foi em decorrência das necessidades das pessoas que as técnicas e as estratégias de trabalho foram se desenvolvendo e aperfeiçoando, vendo a necessidade de se transferir de geração em geração os conhecimentos adquiridos, o que deu origem a educação e mais tarde a educação escolar. Percebe-se que na atualidade, devido as preocupações didáticas impostas aos docentes, eles não têm conseguido transmitir o máximo de conhecimento possível ao aluno, sendo que os mesmos se perdem em meio a organização atual da educação e currículos vazios.Downloads
References
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