CAMINHADA TEÓRICA E METODOLÓGICA DE UMA (AUTO)BIOGRAFIA: UM PROCESSO RE-EDUCATIVO

Autores

Palavras-chave:

Educação, Método (Auto)biográfico, , autonarrativas

Resumo

Resumo:  O presente artigo é um fragmento de minha caminhada metodológica com finalidade de iniciar a escrita da tese A Educação Enquanto Palco (Auto)biográfico: o “Eu” Idêntico de (suprimido para não identificação), defendida na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, para obtenção do título de Doutor em Educação e tem como como objetivo mostrar alguns procedimentos por mim empregados para a escrita de tão melindroso trabalho acadêmico e os ensinamentos obtidos numa autonarrativa. Para tanto, aconselhado por meu orientador, fiz o levantamento de uma bibliografia sobre o assunto para me situar no campo, até então, desconhecido: (auto)biografia. Observei os primeiros autores a utilizarem-se deste método escrevendo sobre si mesmos, quando essa prática ainda nem tinha esse nome, Sto Agostinho e Rousseau, depois parti para o diálogo com autores contemporâneos nacionais como, PASSEGGI, Maria da Conceição (2010–2012); SOUZA, Elizeu Clementino de (2006) e SOUZA, Edilson Fernandes (2020); internacionais como, BOURDIEU, Pierre (2005); DELORY-MOMBERGER, Christine (2014) e NÓVOA, Antônio (1992),  para melhor compreensão do método (auto)biográfico; fiz estudos sobre o quadro organizativo do método, exibido por meu orientador, que constantemente conversava comigo e iniciei as primeiras gravações, ou o narrar para mim mesmo. Decidi eu mesmo transcrever. para melhor acercar-me do estar no mundo, sabendo-me nele. Para melhor nortear-me tomei como palco a educação enquanto construção política, coligada às questões da autonarrativa, que o tempo inteiro ia desvelando minha trajetória, enquanto força  re-educativa. .  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Severino Lepê Correia, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1980); Graduado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda -FACHO (1983) . Aluno do Mestrado em Filosofia da UFPE (1993-1995); Pós-Graduado em História - (Especialista em História de Pernambuco)- UFPE (2003); Aluno do Mestrado em Teoria Literária da UFPE (2004-2006); Professor - Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, desde 1978. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade, Direitos Humanos, História da África, Negritude, Cultura, Filosofia, Saúde, poesia e Literatura Afro e Brasileira. Mestre em Literatura e Interculturalidade pelo PPGLI da Universidade Estadual da Paraiba - UEPB (2010). Doutorando em Literatura e Interculturalidade no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI da UEPB (2016) Doutorando em Teoria e História da Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2019). Doutor em Educação -pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2023).

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto in – PASSEGGI, Maria da Conceição (Org) Invenções de Vidas, Compreensão de Itinerários e Alternativas de Formação, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

AGOSTINHO, Santo, Confissões, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Nova Cultural, 1987.

BOURDIEU, Pierre. Esboço para uma Auto-Análise. Lisboa: Edições 70 LTDA, 2005.

C......xxxxxxx , Tese xxxxxxxx 2023 (Dados Ocultados para não identificação do autor).

------------------- Livro (título ocultado) e demais informações.

DELORY-MOMBERGER, Christine, Biografia e Educação: figuras do individuo-projeto, Natal, RN: EDUFRN, 2014.

DOMINICÉ, Pierre, “Pensar a Educação no Horizonte Biográfico, in- DELORY-MOMBERGER, Biografia e Educação: figuras do individuo-projeto, Natal, RN: EDUFRN, 2014.

ELIAS, Norbert, A Sociedade dos Indivíduos, Rio de Janeiro: Zahar, 1994

FERGUSON, Marilyn, A Conspiração Aquariana: transformações pessoais e sociais nos anos 80, Rio de Janeiro: Record, 1980

FERREIRA, Aparecida de Jesus(org). Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem, Campinas, SP: Fontes Editores, 2015.

FREIRE, Paulo, Educação e Mudança, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.

GOODSON, Ivor F. “Dar Voz ao Professor: As Histórias de Vida dos Professores e o seu Desenvolvimento Profissional” in- NÓVOA, Antônio (Org). VIDAS DE PROFESSORES. Porto Editora, Portugal: 1992, p.63.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. “A Tradição Viva, in- História Geral da África: Metodologia

e Pré-História da África. São Paulo: Cortez; Brasilia: UNESCO, 2011.

MOITA, Maria da Conceição, “Percursos de Formação e de Trans-Formação” in- NÓVOA, Antônio (Org). VIDAS DE PROFESSORES. Porto Editora, Portugal: 1992, p.111.

MORA, Manuel Antônio Velândia, De la Autobiografia a la Autoetnografia como

Herramienta para el Estudio de Si Mismo, Tese escrita para obtener el Diploma de

Estudios Avanzados DEA En el Doctorado en Psicopedagogía en la Universidad del

País Vasco, España, 2010. Disponible em: http://es.scribd.com/doc/59013270/De-

Homosexual-a-Marica-Sujeto-de-Derechos-Arqueologia-al-interior-de-mi-mismo.

NÓVOA, Antônio (Org). VIDAS DE PROFESSORES. Porto Editora, Portugal: 1992.

OLIVEIRA, Gabriela Clemente de “Poéticas da Memória. Christine Delory-Momberger

e Fotografia”, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v.06, n.17,

pp. 224-234, jan. /abr.2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (Orgs).

Dimensões Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa (Auto)biográfica: Tomo II.

Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS5; Salvador: EDUNER, 2012.

PASSEGGI, Maria da Conceição & SILVA, Vivian Batista da, (Orgs). Invenções de

Vidas, Compreensão de Itinerários e Alternativas de Formação, São Paulo: Cultura

Acadêmica, 2010..

ROQUE, Araguaia Solange de Souza, Minha Consciência Daria um Romance: O

Personagem sujeito do (ao) inconsciente na interface Literatura e Psicanálise, SP:

UNESP, 2010.

SOUZA, Edilson Fernandes de. À Luz do Candeeiro e o Constructo do “Eu”Fonte:

Educação pela Arte, Ciência e Política, Tese de Doutorado apresentada ao Centro de

Ciências da Saúde para promoção ao cargo de Professor Titular da UFPE, Recife –PE: 2020

SOUZA, Elizeu Clementino de. O Conhecimento de Si: estágios e narrativas de formação

de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

Lepê Correia, S. (2024). CAMINHADA TEÓRICA E METODOLÓGICA DE UMA (AUTO)BIOGRAFIA: UM PROCESSO RE-EDUCATIVO. Educação E (Trans)formação, 1(1), 90–105. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6755