CAMINHADA TEÓRICA E METODOLÓGICA DE UMA (AUTO)BIOGRAFIA: UM PROCESSO RE-EDUCATIVO
Keywords:
Educação, Método (Auto)biográfico, , autonarrativasAbstract
Resumo: O presente artigo é um fragmento de minha caminhada metodológica com finalidade de iniciar a escrita da tese A Educação Enquanto Palco (Auto)biográfico: o “Eu” Idêntico de (suprimido para não identificação), defendida na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, para obtenção do título de Doutor em Educação e tem como como objetivo mostrar alguns procedimentos por mim empregados para a escrita de tão melindroso trabalho acadêmico e os ensinamentos obtidos numa autonarrativa. Para tanto, aconselhado por meu orientador, fiz o levantamento de uma bibliografia sobre o assunto para me situar no campo, até então, desconhecido: (auto)biografia. Observei os primeiros autores a utilizarem-se deste método escrevendo sobre si mesmos, quando essa prática ainda nem tinha esse nome, Sto Agostinho e Rousseau, depois parti para o diálogo com autores contemporâneos nacionais como, PASSEGGI, Maria da Conceição (2010–2012); SOUZA, Elizeu Clementino de (2006) e SOUZA, Edilson Fernandes (2020); internacionais como, BOURDIEU, Pierre (2005); DELORY-MOMBERGER, Christine (2014) e NÓVOA, Antônio (1992), para melhor compreensão do método (auto)biográfico; fiz estudos sobre o quadro organizativo do método, exibido por meu orientador, que constantemente conversava comigo e iniciei as primeiras gravações, ou o narrar para mim mesmo. Decidi eu mesmo transcrever. para melhor acercar-me do estar no mundo, sabendo-me nele. Para melhor nortear-me tomei como palco a educação enquanto construção política, coligada às questões da autonarrativa, que o tempo inteiro ia desvelando minha trajetória, enquanto força re-educativa. .Downloads
References
ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto in – PASSEGGI, Maria da Conceição (Org) Invenções de Vidas, Compreensão de Itinerários e Alternativas de Formação, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
AGOSTINHO, Santo, Confissões, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Nova Cultural, 1987.
BOURDIEU, Pierre. Esboço para uma Auto-Análise. Lisboa: Edições 70 LTDA, 2005.
C......xxxxxxx , Tese xxxxxxxx 2023 (Dados Ocultados para não identificação do autor).
------------------- Livro (título ocultado) e demais informações.
DELORY-MOMBERGER, Christine, Biografia e Educação: figuras do individuo-projeto, Natal, RN: EDUFRN, 2014.
DOMINICÉ, Pierre, “Pensar a Educação no Horizonte Biográfico, in- DELORY-MOMBERGER, Biografia e Educação: figuras do individuo-projeto, Natal, RN: EDUFRN, 2014.
ELIAS, Norbert, A Sociedade dos Indivíduos, Rio de Janeiro: Zahar, 1994
FERGUSON, Marilyn, A Conspiração Aquariana: transformações pessoais e sociais nos anos 80, Rio de Janeiro: Record, 1980
FERREIRA, Aparecida de Jesus(org). Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem, Campinas, SP: Fontes Editores, 2015.
FREIRE, Paulo, Educação e Mudança, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
GOODSON, Ivor F. “Dar Voz ao Professor: As Histórias de Vida dos Professores e o seu Desenvolvimento Profissional” in- NÓVOA, Antônio (Org). VIDAS DE PROFESSORES. Porto Editora, Portugal: 1992, p.63.
HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. “A Tradição Viva, in- História Geral da África: Metodologia
e Pré-História da África. São Paulo: Cortez; Brasilia: UNESCO, 2011.
MOITA, Maria da Conceição, “Percursos de Formação e de Trans-Formação” in- NÓVOA, Antônio (Org). VIDAS DE PROFESSORES. Porto Editora, Portugal: 1992, p.111.
MORA, Manuel Antônio Velândia, De la Autobiografia a la Autoetnografia como
Herramienta para el Estudio de Si Mismo, Tese escrita para obtener el Diploma de
Estudios Avanzados DEA En el Doctorado en Psicopedagogía en la Universidad del
País Vasco, España, 2010. Disponible em: http://es.scribd.com/doc/59013270/De-
Homosexual-a-Marica-Sujeto-de-Derechos-Arqueologia-al-interior-de-mi-mismo.
NÓVOA, Antônio (Org). VIDAS DE PROFESSORES. Porto Editora, Portugal: 1992.
OLIVEIRA, Gabriela Clemente de “Poéticas da Memória. Christine Delory-Momberger
e Fotografia”, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v.06, n.17,
pp. 224-234, jan. /abr.2021.
PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (Orgs).
Dimensões Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa (Auto)biográfica: Tomo II.
Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS5; Salvador: EDUNER, 2012.
PASSEGGI, Maria da Conceição & SILVA, Vivian Batista da, (Orgs). Invenções de
Vidas, Compreensão de Itinerários e Alternativas de Formação, São Paulo: Cultura
Acadêmica, 2010..
ROQUE, Araguaia Solange de Souza, Minha Consciência Daria um Romance: O
Personagem sujeito do (ao) inconsciente na interface Literatura e Psicanálise, SP:
UNESP, 2010.
SOUZA, Edilson Fernandes de. À Luz do Candeeiro e o Constructo do “Eu”Fonte:
Educação pela Arte, Ciência e Política, Tese de Doutorado apresentada ao Centro de
Ciências da Saúde para promoção ao cargo de Professor Titular da UFPE, Recife –PE: 2020
SOUZA, Elizeu Clementino de. O Conhecimento de Si: estágios e narrativas de formação
de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Severino Lepê Correia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR