CAMINHADA TEÓRICA E METODOLÓGICA DE UMA (AUTO)BIOGRAFIA: UM PROCESSO RE-EDUCATIVO
Palabras clave:
Educación, método autobiográfico, Yo idéntico, autonarrativas.Resumen
Resumen: Ese artículo es un fragmento de mi trayectoria metodologica para iniciar la escrita de la tesis Lo yo idêntico de (suprimido) defensada em la Universidad Federal de Pernambuco - UFPE, para obtener a la titulación de Doctor en Educación y tene como propósito exhibir algunos procedimentos empleados em la escrita de tan melindreoso trabajo académico y los enseñansas obtenidas de uma autonarrativa. Para tanto, fue aconsejado por mi orientador a obtener una bibliografia acerca del tema para me situar en el campo no conocido: (auto)biografia. Conoci dos autores a haceren uso de el método de la ecrita sobre nosotros mismos, cuándo ésa práctica aún no tenia ése nombre. Después fue dialogar junto a los autores contemporáneos nacionales: PASSEGGI, Maria da Conceição (2010-2012); SOUZA, Elizeu Clementino de (2006) e SOUZA, Edilson Fernandes de (2020); internacionales, como DELORY-MOMBERGER, Christine (2014); BOURDIEU, Pierre (2005) e NÓVOA, Antônio (1992), para mejor entendimiento acerca de lo método; hizo estudios acerca de lo cuádro organizativo del método, exhibido por mi orientador y que siempre estaba a hablar comigo. Empecé las primeras grabaciones, o sea , el narrar para mi mismo. He decidido yo mismo transcribir, para acercarme mejor del “estar en el mundo”, compreendendo que estoy en él. Para ofrecerme uma ruta , tomé como idea principal, la educación como construcción política, coligada a los temas que aparecen desde la autonarrativa que, a todo momento, iba revelando mi caminho como fuerza (re)educativa.Descargas
Citas
ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto in – PASSEGGI, Maria da Conceição (Org) Invenções de Vidas, Compreensão de Itinerários e Alternativas de Formação, São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
AGOSTINHO, Santo, Confissões, Coleção Os Pensadores, São Paulo: Nova Cultural, 1987.
BOURDIEU, Pierre. Esboço para uma Auto-Análise. Lisboa: Edições 70 LTDA, 2005.
C......xxxxxxx , Tese xxxxxxxx 2023 (Dados Ocultados para não identificação do autor).
------------------- Livro (título ocultado) e demais informações.
DELORY-MOMBERGER, Christine, Biografia e Educação: figuras do individuo-projeto, Natal, RN: EDUFRN, 2014.
DOMINICÉ, Pierre, “Pensar a Educação no Horizonte Biográfico, in- DELORY-MOMBERGER, Biografia e Educação: figuras do individuo-projeto, Natal, RN: EDUFRN, 2014.
ELIAS, Norbert, A Sociedade dos Indivíduos, Rio de Janeiro: Zahar, 1994
FERGUSON, Marilyn, A Conspiração Aquariana: transformações pessoais e sociais nos anos 80, Rio de Janeiro: Record, 1980
FERREIRA, Aparecida de Jesus(org). Narrativas Autobiográficas de Identidades Sociais de Raça, Gênero, Sexualidade e Classe em Estudos da Linguagem, Campinas, SP: Fontes Editores, 2015.
FREIRE, Paulo, Educação e Mudança, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
GOODSON, Ivor F. “Dar Voz ao Professor: As Histórias de Vida dos Professores e o seu Desenvolvimento Profissional” in- NÓVOA, Antônio (Org). VIDAS DE PROFESSORES. Porto Editora, Portugal: 1992, p.63.
HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. “A Tradição Viva, in- História Geral da África: Metodologia
e Pré-História da África. São Paulo: Cortez; Brasilia: UNESCO, 2011.
MOITA, Maria da Conceição, “Percursos de Formação e de Trans-Formação” in- NÓVOA, Antônio (Org). VIDAS DE PROFESSORES. Porto Editora, Portugal: 1992, p.111.
MORA, Manuel Antônio Velândia, De la Autobiografia a la Autoetnografia como
Herramienta para el Estudio de Si Mismo, Tese escrita para obtener el Diploma de
Estudios Avanzados DEA En el Doctorado en Psicopedagogía en la Universidad del
País Vasco, España, 2010. Disponible em: http://es.scribd.com/doc/59013270/De-
Homosexual-a-Marica-Sujeto-de-Derechos-Arqueologia-al-interior-de-mi-mismo.
NÓVOA, Antônio (Org). VIDAS DE PROFESSORES. Porto Editora, Portugal: 1992.
OLIVEIRA, Gabriela Clemente de “Poéticas da Memória. Christine Delory-Momberger
e Fotografia”, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v.06, n.17,
pp. 224-234, jan. /abr.2021.
PASSEGGI, Maria da Conceição; ABRAHÃO, Maria Helena Mena Barreto (Orgs).
Dimensões Epistemológicas e Metodológicas da Pesquisa (Auto)biográfica: Tomo II.
Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS5; Salvador: EDUNER, 2012.
PASSEGGI, Maria da Conceição & SILVA, Vivian Batista da, (Orgs). Invenções de
Vidas, Compreensão de Itinerários e Alternativas de Formação, São Paulo: Cultura
Acadêmica, 2010..
ROQUE, Araguaia Solange de Souza, Minha Consciência Daria um Romance: O
Personagem sujeito do (ao) inconsciente na interface Literatura e Psicanálise, SP:
UNESP, 2010.
SOUZA, Edilson Fernandes de. À Luz do Candeeiro e o Constructo do “Eu”Fonte:
Educação pela Arte, Ciência e Política, Tese de Doutorado apresentada ao Centro de
Ciências da Saúde para promoção ao cargo de Professor Titular da UFPE, Recife –PE: 2020
SOUZA, Elizeu Clementino de. O Conhecimento de Si: estágios e narrativas de formação
de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Severino Lepê Correia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR