PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONTROVÉRSIAS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA ESCOLAR

controversies between theory and school practice

Autores

Palavras-chave:

PPP. gestão. construção. democracia.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada durante o Estágio Obrigatório III em gestão escolar do curso de Pedagogia da UFAPE. Neste estudo, focamos nossa discussão no envolvimento da comunidade escolar e familiar na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de campo, cujos instrumentos metodológicos dizem respeito ao uso da observação participante, entrevista semiestruturada e do recurso gravador de voz. Incluiu uma revisão da literatura, entrevistas com a gestora e análise de conteúdo dos dados coletados. Ainda existem diversas barreiras que fazem com que essa participação coletiva ocorra de maneira defasada e que ainda é necessário aumentar a participação da comunidade na elaboração do PPP e a democratização do acesso aos seus resultados. A participação da comunidade escolar na construção do PPP contribui para um planejamento mais forte e alinha os objetivos educacionais com as necessidades da comunidade. Assim, se faz necessário tecer novos debates e desenvolver novos mecanismos de democratização da participação coletiva e do livre acesso aos seus resultados. 

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Biografia do Autor

Larissa Torres Barbosa, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Tem experiência na área de Educação tendo atuado como estagiária na rede Municipal de Ensino, Anos Iniciais pela Prefeitura de Garanhuns-PE Participou do Programa Jovem Aprendiz do ano de 2018 até 2019. Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE Atuou como aluna Monitora da disciplina Prática Educacional, Pesquisa e Extensão I.

Danielle dos Santos Silva, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Graduada do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco 

Jailze de Oliveira Santos , Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Atualmente é docente da Universidade Federal do Agreste Pernambuco (UFAPE) e líder do NIEPEE (Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação Emancipadora). Faz parte do corpo editorial da Revista Conexão Pedagógica e Educação e (trans)formação do Curso de Pedagogia da UFAPE. É integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Formação de Professores da Universidade Federal de Alagoas, e do GRUPO de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Educação (GEPLE) da UFRPE. Tem experiência na docência, atuando principalmente nas seguintes áreas: Metodologia Científica; Legislação Educacional; Gestão Educacional; Práticas de Ensino, Estágio Supervisionado e Formação de Professores. Atua na Cátedra Paulo Freire do Centro de Educação da UFRPE e desenvolve pesquisas na linha de Educação Freiriana e da Pedagogia da Unidade.

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Publicado

2025-09-08

Como Citar

Torres Barbosa, L., dos Santos Silva, D., & de Oliveira Santos , J. (2025). PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONTROVÉRSIAS ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA ESCOLAR: controversies between theory and school practice. Educação E (Trans)formação, 1(1), 93–106. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/6945

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Artigos