(RE)PENSANDO (CON)TEXTOS ATRAVÉS DE DIÁLOGOS FEMINISTAS COM CRIANÇAS NA BIBLIOTECA POPULAR DO COQUE (RECIFE-PE)
Keywords:
Diálogos feministas. Biblioteca Popular do Coque. Livro infantojuvenil. Feminismo interseccional e descolonial.Abstract
Este artigo é decorrente de uma experiência de mediação de leitura de um livro infantojuvenil criado por nós no âmbito de um projeto extensionista coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL-UFPE). O objetivo do artigo é refletir sobre os sentidos que as crianças criaram em torno do papel político da mulher. Para tanto, mobilizamos a discussão teórica sobre os aspectos de práticas educativas perpassadas por perspectivas descoloniais, sugerindo o texto literário enquanto potência de criação para ressignificação de contextos sociais e culturais nos quais as crianças vivem. As considerações deste trabalho apontam para a compreensão de que o encontro que o texto literário promove com o seu destinatário, condiz com as nossas percepções em torno de quem é o sujeito da relação literária. Nesse caso em específico, as crianças. Crianças que pertencem a uma dada realidade ressignificam os seus sentidos de mundo quando no âmbito da elaboração do compartilhamento de experiências frente aos sentidos que o livro “A Carta de Gloria”, criado por nós, provoca.Downloads
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