APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TDAH: reflexões sobre as práticas pedagógicas vivenciadas em uma escola municipal de Palmeira dos Índios
Keywords:
Educação, Inclusão, práticas pedagógicas, TDAH.Abstract
Possibilitar a aprendizagem dos alunos com TDAH em uma sala regular é responsabilidade dos professores, tendo em vista que é no espaço escolar que a educação formal acontece, que permeia a responsabilidade dos envolvidos com a educação de todos. É garantido, a esses indivíduos, por lei o direito de aprender, a partir de sua inclusão nas salas regulares, que deverão dispor de suporte pedagógico que auxilie no desenvolvimento cognitivo, motor, social do aluno com TDAH. Este artigo objetiva mostrar as intervenções feitas pelo professor em sala de aula, na perspectiva de auxiliar em sua aprendizagem. O estudo coletou informações/dados através de entrevistas semiestruturadas com professores que lecionam para alunos diagnosticados com TDAH, afim de identificar as práticas pedagógicas utilizadas para o desenvolvimento escolar do mesmo. Para isso, contamos com referenciais teóricos de autores como; Anache (2009); Luckesi (2005) Mantoan (2007); Marzocchi (2004) entre outros. Por fim esperamos que a pesquisa contribua na reflexão da prática profissional de professores que atuam no processo de aprendizagem de alunos com TDAH, compreendendo o transtorno e intervindo para a superação das dificuldades apresentadas pelo aluno.Downloads
References
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e estatístico detranstornos mentais. (DSM-V) 5ª ed. Porto Alegre, 2013.
ANACHE, Alexandra Ayach, MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. O sujeito com deficiência mental: processos de aprendizagem na perspectiva históricocultural. In: Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Organização: Denise Meyrelles de Jesus, Claudio Roberto Baptista, Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto, Sonia Lopes Victor. Porto Alegre: Mediação, 2009
ANDRADE, Ênio Roberto de. Quadro clínico do transtorno de déficit deatenção/hiperatividade. In: ROHDE, Luiz Augusto; MATTOS, Paulo et al. Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003.
ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e prática pedagógica diversas. 2ª. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre:Mediação, 2004.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, Ciências da Educação, nº 9, mai/ago, 2010.
DUPAUL, G; STONER, G. TDAH nas escolas. 1ª ed. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2007.
FÁVERO, E; PANTOJA, L; MANTOAN, M. E. Cáp. II. Atendimento educacional especializado: aspectos legais. Brasília/DF, 2007.
GARRIDO, J. MOYSÉS, M.A.A. Um Panorama Nacional dos Estudos Sobre a Medicalização da Aprendizagem de Crianças em Idade Escolar. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO; GRUPO INTERINTISTUCIONAL QUEIXA ESCOLAR (Org.). Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais à doença de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. p. 149-162.
LUCKESI, Cipriano Carlos. A avaliação da aprendizagem na escola: reelaborandoconceitos e recriando a prática. 2. ed. rev. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
MANTOAN, M.E. Formação Continuada a distância de professores para o atendimento educacional especializado: Aspectos legais e orientações pedagógicas. Brasília/DF, 2007.
MARZOCCHI, G.M. Crianças desatentas e hiperativas: o que pais, professores e terapeutas podem fazer por elas. São Paulo: Paulinas: Edições Loyola, 2004.(Coleção para saber mais; 13)
MATTOS, P. No mundo da Lua. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade-TDAH. 15 ed. ABDA, 2014.
OLIVEIRA, M.K.O. Pensar a educação Contribuições de Vygotsky. In CASTORINA, José Antônio (org). Piaget-VygotsKy: Novas contribuições para o debate. São Paulo: Editora Ática, 2002.
REPPOLD, C. T. e LUZ, S.A compreensão do professor sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e o impacto sobre o trabalho docente em escola pública. São Paulo, 2007.
SENA, S.S; SOUZA, L.K. Desafios teóricos e metodológicos na pesquisapsicológica sobre o TDAH. Temas em Psicologia – 2008, Vol. 16, no 2, 243 – 259. ISSN 1413-389X
SILVA, A.B. Mentes Inquietas: entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas. São Paulo: Ed. Gente, 2003.
TORNELLO, M. G. M. Inclusão nas aulas de educação física: aspectos conceituais e práticos. In: SCARPATO, Maria (org). Educação física: como planejar as aulas na educação básica. São Paulo: Avercamp, 2007.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 SANIELLE SILVA RAMOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter e ter aprovado um artigo para publicação na Revista Educação e Transformação, os(as) autores(as) mantêm os direitos sobre os artigos, mas cedem, sem qualquer remuneração, os seguintes direitos a mesma: direitos de primeira publicação, de tradução, permissão para que a “Educação e transformação” redistribua o artigo e seus metadados, posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fontes.
- Os artigos poderão ser utilizados por terceiros, respeitados os ditames da licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0 – Atribuição – Uso não comercial – Compartilhamento pela mesma licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR